quarta-feira, 3 de julho de 2013

Barbie real

Não é de hoje - não é nem de ontem, para falar a verdade - que a Mattel é questionada sobre as medidas irreais de sua boneca mais famosa. Há quem sustente que o desejo de ser como a Barbie pode levar meninas a desenvolver distúrbios alimentares. Há quem tente chegar mais perto do look da boneca através de cirurgias plásticas, como a ucraniana Valeria Lukyanova - que alega só ter colocado próteses de silicone nos seios. O resto do seu corpo teria sido conseguido com o uso continuado de uma dieta líquida e uma rotina de exercícios. 


Há também quem mostre que as coisas poderiam ser diferentes. O artista norte-americano Nickolay Lamm, partindo do princípio que a boneca representa uma garota com 19 anos de idade, modelou em 3D uma versão da Barbie usando medidas médias reais dessa faixa etária. 


O resultado mostra como, entre outros detalhes, no corpo da bonca não caberiam todas as costelas de um corpo humano. Comparando as proporções da boneca com as medidas reais, ela teria um Índice de Massa Corporal de cerca de 16,5, que indicaria anorexia.


Sobre as reações ao seu trabalho comparativo, Lamm diz que recebe muitas críticas, dizendo que que Barbie é só um brinquedo. Ele rebate este argumento dizendo que, sua "Barbie realista" ficou bem bonita nas fotos que ele produziu. Portanto, se existe uma chance, ainda que pequena, da Barbie de medidas impossíveis influenciar negativamente as crianças, por que não subsituí-la por um modelo mais próximo das mulheres reais?





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário! Quanto mais interativa, mais interessante é a conversa...